domingo, 13 de março de 2016

A Igreja considera o Papa infalível naquilo que ele proclama formalmente, oficialmente, “ex cathedra”, como doutrina ou ensinamento moral da tradição católica — não naquilo que ele diz sobre tudo o mais, nem muito menos nas suas decisões e AÇÕES no mundo. Estas, portanto, não podem jamais ser tomadas como expressões diretas da sua doutrina teológica e moral, donde se conclui que nem mesmo se forem cem por cento erradas e escandalosas justificarão qualificá-lo de herético. Isso basta para anular muitas acusações de heresia levantadas por tradicionalistas contra o Papa João Paulo II.

Se você não gosta do que um Papa faz, xingue-o de qualquer outra coisa, menos de “herético”, a não ser que encontre provas formais de heresia nos seus decretos e encíclicas.

O Papa Francisco não é herético. Tirando isso, todos os outros palavrões valem.

Um Papa só se torna herético quando proclama um dogma contrário à fé católica. Os espertinhos abstêm-se de fazer isso e, a salvo da acusação de heresia, fazem toda sorte de cachorradas outras.


Francisco não é bobo de cair pessoalmente em heresia. Ele quer é que OS FIÉIS caiam em algum buraco.

Os fiéis têm o direito e o dever de manifestar ao Papa, sem rapapés nem salamaleques, a sua mais completa e severa reprovação das atitudes dele. Nada de “Estamos inquietos, Santidade”. Tem de ser: “Pare com isso já. Não desonre a Igreja.”

Era assim que os cristãos falavam a um Papa relapso no tempo em que o mundo era cristão. Agora, que todo mundo é meia-bomba, o máximo que fazem é pedinchar e choramingar.

Ivan Coelho Isso se chama sensacionalismo!!! Por mais deslizes que Francisco cometa, sua chegada ao Trono de Pedro foi muito mais benéfica que maléfica. A Nossa Igreja estava precisando de carisma e humildade. A própria estrutura e os dogmas da Igreja não deixam que o Papa vá além de um pouco de demagogia.
*
Ivan Coelho e os 69 que lhe deram “Likes”: Não sejam ridículos. Chamar de “humilde” o papa que, dentre todos, mais amou os holofotes e mais cortejou a mídia é, na melhor das hipóteses. um auto-engano de coroinhas. Vocês nem percebem que a imagem de humildade foi um chavão de propaganda que a própria mídia internacional espalhou às pressas tão logo o homem foi eleito.
Não é possível que a Igreja tenha mudado tanto ao ponto de que que as simpatias pró-comunistas, motivos de excomunhão no tempo de Pio XII, se transfigurassem magicamente em provas de santidade no reinado de Bergoglio

Esquerda Olavete como porras teríamos um DIAMAT não ateu? Ah eu explico, o Zizek já começou a falar dessa parada, basta acompanhá-lo.
Olavo de Carvalho Esquerda Olavete Isso já foi inventado pelo Roger Garaudy nos anos 60 do século passado. Criou a sintese de marxismo e cristianismo, mais tarde largou os dois e se converteu ao Islam.
Papas humildes e austeros foram Benedito XVI , João Paulo I e Pio XII. João XXIII amava os holofotes como se fossem círios bentos. Paulo VI não se escondia por humildade, mas por covardia. João Paulo II, com todos os seus méritos, era um “show man”, mas pelo menos tinha o que mostrar. Bergoglio só mostra a si próprio.

Jean Martins Bataiola Professor qual sua opinião sobre o Concilio Vaticano II?
Olavo de Carvalho Um desastre. Leia o livro do Roberto De Mattei.
André Gonçalves Olavo, Roberto de Mattei apóia o Eurasianismo? Parece que ele é adepto do Duguin.
Olavo de Carvalho André Gonçalves Pode até ser. Mais um homem bom que cai na armadilha
A pretensa humildade do sr. Bergoglio é uma farsa midiática tão evidente que deixar-se enganar por ela, mesmo que seja por um minuto, é dar prova de uma vulnerabilidade anormal às sugestões do Maligno.
Igualmente aberto aos sussurros de Satanás é o cristão conservador — católico ou protestante — que, amedrontado ante o avanço do anticristianismo no mundo, se apega às promessas de Vladimir Putin, como mulherzinha em busca de um homem fortão que a proteja.
Só peço e imploro a Nosso Senhor que, mesmo que todos os Papas e cardeais O traiam, eu não O abandone nunca, não ajude os grandes do mundo a fazê-Lo sofrer mais do que já sofreu.
Pedro Henrique Marciano Souza Professor, gostaria de saber uma opinião sua, ao seu ver, o que é um Homem bom aos olhos de Deus? Não sou um católico exemplar e muito menos uma pessoa de conhecimento, acabo me sentindo “perdido” constantemente.
Sei que parece besta, mas é algo que está sempre martelando na minha mente.
Abraços!
Olavo de Carvalho O homem bom não sonega NUNCA o amor ao próximo.
Numa época em que para ser santo é necessário e suficiente papagaiar uns chavões sobre direitos humanos, inclusão, fraternidade, o escambau, não quer ser santo nenhum, apenas o menor dos soldadinhos de Cristo.

Estou nisso como Pippin e Merry no combate final de “O Senhor dos Anéis”.
Tenho capacidade para ser o Gandalf? Não. Para ser o Frodo? Não. Para ser o Sam? Não. Mas posso ser Pippin ou Merry.
Demetrius Surdi Professor, onde encontramos Jesus em “O Senhor dos Anéis”? Ele é Aragorn, Gandalf, Frodo… e ao mesmo tempo não é. Há um pouco de Jesus em cada um dos personagens principais, mas ao mesmo tempo nenhum representa, de fato, o “Salvador”. Não sei se o senhor já leu, mas na carta 246 (em ‘As Cartas de J.R.R. Tolkien’), Tolkien responde a uma leitora se Frodo, o portador do Anel, fracassou. São 8 páginas em que ele discute o assunto. É muito interessante ver como ele explica essa questão, falando que Frodo foi um instrumento da Providência e assim por diante.
Olavo de CarvalhoVocê já entendeu.
Odin Der Wanderer Olavo,o que achas de “O senhor dos anéis”?O que o anel representa? Responda,por caridade.
Olavo de CarvalhoOdin Der Wanderer O anel, conforme o simbolismo tradicional do círculo, é o senso de totalidade fechada, portanto também do controle abrangente.

“Respeito humano”, na linguagem da Igreja, é desagradar a Deus para não pagar mico. É o vício endêmico do nosso tempo.

O Papa Bergoglio tem feito muita coisa errada, mas seria bom se ao criticá-lo as pessoas se ativessem à verdade em vez de inventar coisas. Alguns críticos tradicionalistas e protestantes do homem estão fazendo uma confusão dos diabos — literalmente. Pegam o vídeo de uma vigília pascal onde, na presença do Papa, o diácono canta um hino que fala de “lucifer matutinus”, que é Vênus, a estrela da manhã, e, mediante o singelo expediente de grafar “lucifer” com inicial maiúscula, passam a dizer que é culto de Satanás. Não há milagre que a incultura enfezadinha não consiga fazer…

O de C 

Nenhum comentário:

Postar um comentário