domingo, 13 de março de 2016

É quase impossível impedir que um movimento popular sem estratégia nem líderes devidamente preparados seja usurpado por oportunistas, se estes tiverem o preparo e a estratégia. Ou surgem líderes autênticos de dentro da massa popular, ou o que vai acontecer é exatamente isso. E, quando falo de líderes autênticos, não me refiro a nenhuma figura improvisada, a nenhum queridinho da mídia, e sim a homens de efetiva autoridade intelectual e moral, dos quais não vejo nenhum no horizonte próximo.

Os líderes de um movimento dessas dimensões precisariam ter uma cultura política mais ou menos do nível da minha, aliada a uma capacidade organizativa e disciplinadora que não tenho de maneira alguma.

Antonio Carlos Iranlei Professor Olavo de Carvalho: não consigo precisar o número de vezes em que fui adicionado a grupos intitulados 'antipetistas', 'direitistas' ou 'conservadores'. Uma vez adicionado, sugeri aos membros, mormente os líderes, que lessem ao menos estas quat...Ver mais
Olavo de Carvalho
Olavo de Carvalho O pragmatismo caipira é a doença crônica da politica nacional.

"Pragmatismo", no Brasil, quer dizer preguiça de estudar.

Nos meios comunistas dos anos 60-80, se algum militante dissesse "Vamos parar com esse negócio de ficar estudanto Marx, Lênin, Gramsci, vamos ser mais pragmáticos", seria expulso na mesma hora, sem possibilidade de retorno. Os que não estudavam tinham pelo menos a prudência de ficar calados. Foi por isso que a esquerda dominou o país inteiro. A direita, no Brasil, ainda está fazendo cocô verde-amarelo na fralda.

Quantos cérebros iluminados, na direita, têm capacidade para ler um livro de Georg Lukacs, Ernst Bloch ou Karl Korsch? A direita brasileira inverteu o Sun-Tzu: Seja pragmático, ignore o seu inimigo. Afinal, para que ficar estudando? O negócio é "tirar a Dilma", né?

Desamor aos estudos é falta de amor ao próximo. Como você pode amá-lo, se não quer nem mesmo conhecê-lo?

Neguinho quer derrubar o governo, mas se caga de medo de discutir com o professor em classe.

O de C


Nenhum comentário:

Postar um comentário