quarta-feira, 22 de junho de 2016

Alguns casos de superação das circunstâncias

Alguns casos de superação das circunstâncias:
1. Alexander Soljenitsin foi preso por alusões críticas a Stalin na correspondência a um amigo. Foi condenado a 8 anos de trabalho forçado num Gulag. Dessa experiência, escreveu o livro que lhe daria o prêmio Nobel de Literatura e revelaria ao mundo o terror dos Gulags (negados durante décadas pela esquerda brasileira, por exemplo).
2. Gilberto Freyre era considerado o netinho retardado da avó, por sua dificuldade em aprender a ler e escrever. Foi alfabetizado em inglês. Tornou-se o maior escritor de língua portuguesa de sua época, recusou convite para lecionar em Harvard.
3. Gilberto Freyre teve a casa de sua família queimada durante a revolução de 1930, e se exilou na Europa por perseguição política, onde chegou até a passar fome. Com os direitos autorais dos seus 6 primeiros livros, comprou a Casa-Grande do século XIX onde viveria durante toda sua vida em Apipucos.
4. Sergei Paradjanov, cineasta armênio, foi preso por ser homossexual na URSS. Ele disse para Tarkóvski: "Da prisão, eu saí com 800 desenhos e 100 roteiros. Eu saí da prisão como algumas pessoas saem de Oxford". 

5. Bach era apaixonado pela música de Buxtehude. Viajou um dia inteiro a pé para ouvi-lo tocar.
6. Schumann inventou uma maquininha para treinar piano, instrumento que ele tocava virtuosisticamente. A máquina acabou por fazê-lo perder o movimento de um dos dedos, e ele não pode mais tocar profissionalmente. Tornou-se um dos maiores compositores de música de câmera.
7. Bach teve 21 filhos. Produziu uma das obras mais extensas da história da música. É preciso de 7 dias inteiros para ouvir a sua música completa.
8. Tarkóvski nasceu em pleno stalinismo, estudou na escola estatal soviética de cinema (ainda sob a imposição estética do realismo socialista) – numa época em que somente entrar numa igreja poderia acabar com a carreira de qualquer um. Realizou uma obra cinematográfica profundamente religiosa e transcendente – e o maior filme cristão, Andrei Rublióv. Ele era ariano com a lua em peixes, como Bach.
9. Boécio era uma figura renomada em Roma, tinha uma obra filosófica já extensa, foi o responsável por traduzir os escritos de Aristóteles para o latim. Acusado de colaborar com o imperador bizantino, ele foi preso e torturado. A tortura consistia em apertar o crânio de modo que os olhos se esbugalhavam. Na prisão, entre uma sessão e outra de tortura e sem acesso à sua biblioteca, escreveu a obra filosófica mais lida na Idade Média, A Consolação da Filosofia.
"

"Nada que preste foi feito na situação ideal, sempre na adversa" Olavo de Carvalho
"A reabsorção das circunstâncias é o destino concreto do homem" José Ortega y Gasset.
O homem pode suportar tudo, menos a falta de sentido" Viktor Frankl

Josias Teófilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário