quarta-feira, 22 de junho de 2016

Fui fazer um inocente curso sobre o simbolismo do coração e acabei tendo o curso de noivos que a Igreja deveria ter me dado cinco anos atrás. Luiz Gonzaga De Carvalho Neto é o único sujeito que ouço falar de cristianismo sem que eu sinta vontade de cobrir o rosto com as mãos. Ele fala com a autoridade das coisas.

O pessoal do Instituto Hugo de S. Vitor (roupa nova da Confraria de Artes Liberais) simplesmente abriu a primeira "Liberal Arts College" do Brasil. O I Congresso Brasileiro de Educação Liberal anunciará e explicará a proposta. Eles JÁ SÃO a única instituição do país que está verdadeiramente comprometida com a cultura superior -- e não parece que vão perder o foco. Prevejo um grande futuro para esse projeto.

Ser cruelmente crítico com seus gostos de infância é essencial para obter uma consciência limpa. Se Sto. Agostinho o fez com Virgílio, que ele mesmo confessava "nunca ter escrito nada com defeito", você tem muito maior obrigação de fazê-lo com seus pokémons. Seus gostos são você. Proteger os defeitos deles é esconder-se de si mesmo.

Não se abstenha totalmente das suas porcarias favoritas. Ao contrário, dedique-se a elas de vez em quando, e deixe seus defeitos se manifestarem à consciência. Não as condene com artificialismo, não tente dar saltos. Em vez disso, alimente a imaginação com as melhores coisas (CANONICAMENTE melhores, e não segundo a sua opinião) e permita que as comparações aflorem, toda vez que estiver diante das ruins. Você não está criticando um cantor. Está purgando suas próprias misérias e se tornando mais humilde.

Quando você descobre um defeito em Homero, normalmente foi Homero que revelou um defeito em você.


Aprende desde já a dizer que NÃO.
(S. Josemaría Escrivá)
Você perderá amigos de conveniência, e ganhará a vida.

 Texto completo: Sulco, 400: "Aprende a dizer 'não', sem ferir desnecessariamente, sem lançar mão da recusa cortante, que rasga a caridade. - Lembra-te de que estás sempre diante de Deus."

 Rafael Falcón

Nenhum comentário:

Postar um comentário