segunda-feira, 20 de junho de 2016

liberalismo x comunismo

O liberalismo inteiro NÃO É uma alternativa à cultura esquerdista, porque -- usando o termo oportuno do Iranlei -- não abrange UM PENTELHONÉSIMO do espaço cognitivo dela. Só o que os esquerdistas fizeram na esfera da educação -- para não falar da literatura, da religião ou da psicologia -- já transcende infinitamente o horizonte de consciência e de atuação do liberalismo. A cultura esquerdista só pode ser vencida por CONCEPÇÕES MAIS ABRANGENTES E PODEROSAS, que inspirem TODA A VIDA HUMANA e não só a polêmica imediata.

O fator decisivo é a abrangência do poder explicativo. Opor-se ao adversário é apenas confronto estático, que continuará sendo desvantajoso enquanto ele tiver o domínio do espaço cognitivo, as concepções mais abrangentes. A cobra de Moisés não ficou só mordiscando as dos magos. ENGOLIU-AS.
Por exemplo, enquanto você não conhecer e compreender o marxismo MAIS do que os comunistas, nada poderá contra eles.
É uma briga pelo domínio do espaço aéreo, não uma disputa de cachorros por um pedacinho do quintal.

Um Arruinaldo Azevedo ou um Rodrigo Cocô Instantâneo podem denunciar roubalheiras ou fazer piadinhas contra intelectuais de esquerda. Mas, no confronto entre concepções culturais de conjunto, não têm abrangência para concorrer nem com uma Márcia Tiburi ou um Ricardo Timm.
Até quando a direita brasileira vai se alimentar de sopinha rala?

É incrível. Estou aqui tentando explicar os processos mais complexos da história cultural e psicológica e, quando cito de passagem o Rodrigo Cocô Instantâneo como exemplo casual de alguma coisa, lá vem gente interpretando tudo como "briguinha com o Constantino". Não há mesmo limites para a mesquinharia brasileira?


O de C

Nenhum comentário:

Postar um comentário