terça-feira, 24 de maio de 2016

Quando vão entender que comentaristas dos acontecimentos políticos -- especificamente antipetistas, sem qualquer visão do movimento comunista internacional e muito menos do pensamento marxista -- são apenas cronistas de província, com os quais não tenho nada a discutir, limitando-me a chutá-los de volta ao seu lugar quando começam a peidar acima do seu próprio cu? Refiro-me, é claro, aos que ocupam algum espaço na grande mídia e têm aí alguma responsabilidade profissional. Luciano Aymeuanus não é nem isso. É um blogueiro anônimo entre dezenas de milhares de outros.

Qualquer antipetista -- sobretudo na mídia -- que não tenha seguido o programa de estudos que sugeri no artigo "Estudar antes de falar", ou equivalente, não conhece o encaixe do PT no movimento comunista internacional (às vezes nem mesmo no Foro de São Paulo), e portanto combate uma abstração, um recorte imaginário, um fantasminha da sua própria fantasia provinciana, e não o inimigo real e concreto. Algum tempo atrás essa gente servia para engrossar o coro, fazer propaganda, e eu a tolerava apenas em razão da sua utilidade acidental. Agora, não serve nem para isso.

Dêem um livro de Gyorgy Lukács ou Karl Korsch para um comentarista de mídia ler, e ele tem congestão cerebral na terceira página. Combater o petismo sem conhecer a tradição comunista em toda a sua profundidade é como combater o chifre sem saber que vem um touro atrás.

TODOS os comentaristas políticos da mídia brasileira atual são irrelevantes ou prejudiciais.

Opinar sobre o curso das coisas políticas sem o devido preparo teórico é como tentar aprender engenharia brincando de Lego. E no Brasil, no presente momento, é impossível obter QUALQUER formação teórica nas universidades. Todos os opinadores políticos da mídia nacional são apenas catadores de miudezas.


O de C

Nenhum comentário:

Postar um comentário