quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Quando se diz, como dizem historiadores respeitadíssimos, que na Universidade de Coimbra renascentista imperava o espírito que fazia das letras um fim em si mesmas -- o qual espírito supõe-se seja "humanista" -- seria talvez proveitoso imaginar um dos professores ou alunos ilustres dessa mesma universidade a ouvir-nos, e que cara teria ele. Pedro Nunes, Frei André de Resende, Luis de Camões, será que se achariam bem representados nessa figura de beletristas ocos?

Há um problemão em estudos históricos: os autores clássicos se fundamentam em dados desatualizados, e os recentes, além de serem burros demais para interpretar os dados que possuem, escrevem pessimamente. Opto sempre pelos primeiros, e depois tento conferir as informações rapidamente numa fonte mais atual.

Rafael Falcón Por exemplo, prefiro Edward Gibbon a um acadêmico qualquer que tenha escrito um livro sobre o Império Romano. Depois de quebrar a cabeça no Gibbon, dou uma espiada numa enciclopédia ou até num desses livros horríveis de hoje em dia, só para ver se apareceram dados novos.
J'henrique Vst Esses tais de acadêmicos são fodas mesmo! Quando eu clico num vídeo do YT sobre alguma assunto sério e o apresentador já começa se apresentado dizendo que estudou na universidade tal, fecho o vídeo na hora.
Rafael Falcón
Rafael Falcón Vou falar uma coisa muito séria: quando começo a ler um livro acadêmico, em QUALQUER língua, e o autor parece ter algo a dizer, agradeço a Deus de todo coração.
J'henrique Vst
J'henrique Vst Rafael Falcón, mas e se não tiver!? E se já chegamos no "estado da arte" em termos de teoria e não há mais o que explorar e entender? Nesse caso, acho não há outra alternativa se não esperar que na vida após a morte Deus nos abençoe com mais inteligência e esperar que essa e todas as demais dúvidas sejam sanadas.
J'henrique Vst
J'henrique Vst Sempre que um problema prático ou teórico me leva a essa conclusão, me faz pensar que todo o meu esforço intelectual ou físico pra conseguir alguma coisa é quase inútil, que eu deveria mesmo é me preocupar com salvação da minha alma.

Daí eu lembro dum
comentário do Luiz de Carvalho, que disse que estudar conhecimentos técnicos, como matemática, por exemplo, é bom mas é dispensável em relação aos conhecimentos humanos. Porque se há uma outra vida após esta, todo conhecimento técnico será inutil, mas o conhecimento humano, literário, filosófico e teológico não.

Será que poderemos estudar na outra ou se morrermos incultos seremos incultos pela eternidade?
Curtir · Responder · 1 · 5 h
Rafael Falcón
Rafael Falcón J'henrique Vst seremos tanto mais felizes na outra vida quanto mais perfeitos tivermos sido aqui. Quem morrer inculto vai ser menos feliz, vai apreciar Deus com mais dificuldade.
Curtir · Responder · 3 · 4 h
J'henrique Vst
J'henrique Vst Ah! E as pessoas que não tiveram a oportunidade de se aprimorarem? E aquelas que nasceram em Cuba, na Coreia do Norte ou mesmo no Brasil?
Rafael Falcón
Rafael Falcón J'henrique Vst A elas foi dada a chance de obter um grau superior de cultura, por meio do sofrimento pessoal ou até do martírio. Leia, por exemplo, "The Boy Who Met Jesus".
Curtir · Responder · 3 · 4 h
J'henrique Vst
J'henrique Vst Caralho viu! Essa vida é muito foda! Adão fez uma cagada e condenou toda a especie humana a milênios de sofrimento; se eu fizer uma cagada posso condenar minha alma por toda a eternidade; se eu ou outras pessoas fazem uma outra cagada podem se condenar...Ver mais
Rafael Falcón
Rafael Falcón "se eu fizer uma cagada posso condenar minha alma por toda a eternidade" => Só se não se confessar. Deus te dá anos ou até décadas para você se decidir a pedir perdão pelos seus pecados.
Curtir · Responder · 3 · 2 h
Leonardo Bartel
Leonardo Bartel Chega a ser quase mais proveitoso procurar novos dados na Wikipedia em língua inglesa...
J'henrique Vst
J'henrique Vst Veja Rafael, eu só aderi a prática da confissão graças ao Olavo, se eu não o tivesse admirado antes como uma autoridade intelectual, acho que eu não prestaria atenção às sua colocações teológicas. Agora, quantas pessoas há nesse país que não entendem o valor e a função da confissão!? Se eu chegar a qualquer uma delas e dizer: "Você vai pro inferno porque não se confessa!" Ela vai me responder: "Ah, vai se foder, oh!" Se eu fosse uma autoridade que tal pessoa admira, bom, então nesse caso a reação poderia ser diferente.

A revelação que a Virgem Maria fez em La Salette me deu a entender que muitas almas PODERIAM ser salvas, mas não são. Devido a uma série de fatores que PODERIAM ser remediados, mas que não são, devido a outras razões.

Quero dizer, tenho a impressão que muitas almas são perdidas simplesmente porque nasceram no lugar errado, na hora errada e sobre-tudo nas piores condições.

Vale lembrar aquela declaração de Jesus: "E se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma alma se salvaria." Por outro lado, suponho que a Idade Média foi o período onde mais almas foram salvas.

É isto que eu quero dizer com condições favoráveis e desfavoráveis. Com sorte e azar.
 
 
 
 
Quem acha que escrever bem é frescura, é porque nunca teve a experiência de entender alguma coisa que lia.
 
Rafael Falcón E não pensem que isso é raro: a maioria das pessoas no Brasil não apenas nunca entendeu nada do que lia, como dificilmente entendeu algo que tenha escutado.
 
RFalcon 

Nenhum comentário:

Postar um comentário