segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Quando se diz que Homero ou Platão são representantes da "alta cultura", isso não quer dizer que eles não possam ser estudados sob aspectos técnicos, que NADA acrescentam à vida do espírito e, por isso mesmo, não têm o direito de serem chamados de cultura. É perfeitamente possível ler Platão e continuar tão idiota quanto antes, ou talvez pior. Quando John de Salisbury voltou à Inglaterra, ao reencontrar seus antigos colegas, agora professores de Dialética, pareceu-lhe que tinham progredido em apenas um sentido: tendo dominado toda aquela linguagem técnica, estavam mais arrogantes do que nunca.

O único sinal verdadeiro de que alguém "possui cultura" é a vitalidade e a grandeza do espírito. Mais nada. Citar Homero em grego, Virgílio em latim, resolver equações complexas, tudo isso pode ser apenas informação: conhecimento superficial.

Os que se ofendem com a expressão "alta cultura" são justamente os que a confundem com aprender grego e outras coisas que, em si mesmas, são inócuas ou até ridículas.

RFalcon  

Nenhum comentário:

Postar um comentário